Ads 468x60px

domingo, 17 de abril de 2011

Controle do ETC










O etckeeper permite que o conteúdo do diretório /etc seja facilmente armazenado num repositório de controle de versionamento, como o Version Control System (VCS). Ele se une ao apt para automaticamente adicionar alterações ao /etc quando pacotes forem instalados ou atualizados. Colocar o /etc sob controle de versão é considerado uma das melhores práticas administrativas e o objetivo do etckeeper é tornar este processo o menos doloroso possível.
Instale etckeeper digitando o seguinte em um terminal:
sudo apt-get install etckeeper

O arquivo principal de configuração, /etc/etckeeper/etckeeper.conf, é razoavelmente simples. A opção principal é que o VCS seja utilizado. Por padrão, o etckeeper é configurado para utilizar o bzr para controle de versões. O repositório é inicializado automaticamente (e submetido pela primeira vez) durante a instalação dos pacotes. É possível desfazer essa ação utilizando o seguinte comando:
sudo etckeeper uninit

Por padrão, o etckeeper irá submeter as alterações não submetidas feitas ao /etc diariamente. Isto pode ser desativado utilizando a opção de configuração AVOID_DAILY_AUTOCOMMITS. Isto também irá submeter automaticamente as alterações antes e depois da instalação dos pacotes. Para um acompanhamento das mudanças mais preciso, é recomendado que você submeta suas alterações manualmente, juntamente com uma mensagem de submissão, utilizando o comando:
sudo etckeeper commit "..Motivo da mudança de configuração.."

Usando os comandos VCS você pode ver informações de log sobre arquivos em /etc:
sudo bzr log /etc/passwd
Para um exemplo de como etckeeper rastreia mudanças manuais, adicione um novo host no arquivo /etc/hosts.
Usando bzr você poderá ver que arquivos foram modificados:
sudo bzr status /etc/
modificado:
   hosts
Agora adicione as mudanças:
sudo etckeeper commit "novo host"

1 comentários:

Obrigado por sua visita!