Ads 468x60px

domingo, 24 de abril de 2011

Instalar o CUPS


O mecanismo primário do Ubuntu para imprimir e serviços de impressão Common UNIX Printing System (CUPS). Este sistema de impressão é uma camada de impressão portável disponível livremente e que se tornou o padrão para impressão na maior parte das distribuições Linux.

O CUPS gerencia serviços de impressão e filas, além de fornecer impressão em rede usando o Protocolo padrão de Impressão da Internet (IPP), além de oferecer suporte a uma grande variedade de impressoras, de matriciais a lasers dentre muitas outras. O CUPS também suporta Descrições de Impressoras PostScript (PPD) e auto-detecção de impressoras de rede, e apresenta também uma ferramenta de administração simples baseada na web.

Instalação

Para instalar o CUPS no seu computador Ubuntu, simplesmente use sudo com o comando apt-get e informe o pacote a ser instalado como o primeiro parâmetro. Uma instalação completa do CUPS tem muitas dependências, mas elas poderão ser todas especificadas na mesma linha de comando. Digite o seguinte no interpretador do terminal para instalar o CUPS:
 sudo apt-get install cups
Durante a autenticação com a senha do seu usuário, os pacotes devem ser baixados e instalados sem nenhum erro. Durante a conclusão da instalação, o servidor CUPS será iniciado automaticamente.
Para propósitos de identificação de erros, você pode acessar os erros do servidor CUPS atráves do arquivo de log em: /var/log/cups/error_log. Se o arquivo de log não mostrar informação suficiente para identificar nenhum problema que você encontrou, a verbosidade do log do CUPS pode aumentar configurando a diretiva LogLevel no arquivo de configuração (discutida abaixo) para "debug" ou até "debug2", que registra tudo a partir do padrão "info". Se você fez esta mudança, lembre de alterar de volta quando você tiver solucionado o problema, para prevenir que o arquivo de log se torne demasiadamente grande.

Configuração

O comportamento do servidor CUPS (The Common UNIX Printing System) é configurado através das diretivas contidas no arquivo /etc/cups/cupsd.conf. O arquivo de configuração do CUPS segue a mesma sintaxe que o arquivo de configuração primário para o servidor de HTTP Apache, portanto os usuários familiares com a edição do arquivo de configuração do Apache deverão ter uma maior facilidade ao editar a configuração do CUPS. Alguns exemplos de configuração que você queira inicialmente alterar serão apresentados aqui.


Antes de editar o arquivo de configuração, você deve fazer uma cópia do arquivo original e protegê-lo contra sobrescrição, porque assim você terá os ajustes originais como uma referência, e para re-usar como necessário.
Copiar o arquivo /etc/cups/cupsd.conf e protegê-lo contra sobrescrição com o seguinte comando, executado na linha de comando:
 sudo cp /etc/cups/cupsd.conf /etc/cups/cupsd.conf.original
 sudo chmod a-w /etc/cups/cupsd.conf.original
  • ServerAdmin: Para configurar o endereço de email do administrador designado para o servidor CUPS, basta editar o arquivo de configuração /etc/cups/cupsd.confarquivo de configuraServerAdmin conforme desejado. Por exemplo, se voc
    ServerAdmin bjoy@somebigco.com
  • Listen: Por padrão, no Ubuntu, a instalação de um servidor CUPS escuta apenas na interface de loopback no endereço IP 127.0.0.1. Para fazer com que o servidor CUPS escute em um endereço IP de um adaptador de rede, você deve especificar o hostname, o endereço IP, ou opcionalmente, um par endereço/porta através da adição da diretiva Listen. Por exemplo, se o seu servidor CUPS reside em uma rede local no endereço IP 192.168.10.250 e você gostaria de torná-lo acessível para outros sistemas nessa subrede, você deve editar o arquivo /etc/cups/cupsd.conf e adicionar uma diretiva Lista, como:
    Listen 127.0.0.1:631 # Loopback existente
    Listen /var/run/cups/cups.sock # Escuta de socket existente
    Listen 192.168.10.250:631 # Escutando na interface LAN, porta 631 (IPP)
    No exemplo acima, você deve comentar ou remover a referência ao endereço Loopback (127.0.0.1) se você não desejar que o cupsd escute naquela interface, mas sim preferir que ele escute somente na interface Ethernet da sua Rede Local (LAN). Para habilitar a escuta para todas as interfaces de rede em que um hostname esteja ligado, incluindo a loopback, você pode criar uma entrada de Listen para o hostname socrates como:
    Listen socrates:631 # Escute em todas as interfaces pelo hostname 'socrates'
    ou omitindo a diretriz Listen e usando Port invés, como:
    Port 631 # Escute na porta 631 em todas as interfaces
Para mais exemplos de diretivas de configuração no arquivo de configuração do servidor CUPS, veja a página de manual do sistema relacionada através da utilização do seguinte comando no prompt de um terminal:
 man cupsd.conf


Cada vez que você fizer alterações no arquivo de configuração /etc/cups/cupsd.conf, você precisará reiniciar o servidor CUPS digitando o seguinte comando no prompt de um terminal:
 sudo /etc/init.d/cups restart

Interface web



CUPS pode ser configurado e monitorado usando uma interface web, que por padrão está disponível em http://localhost:631/admin. A interface web pode ser usada para executar todas as tarefas de gerenciamento da impressora.
Para executar tarefas administrativas pela interface web, você precisa ter a conta de root habilitada em seu servidor, ou autenticar com um usuário do grupo lpadmin. Por razôes de segurança, o CUPS não autenticará um usuário que não tiver uma senha.
Para adicionar um usuário no grupo lpadmin, execute em um terminal:
 sudo usermod -aG lpadmin username
Documentação adicional está disponível na aba Documentação/Ajuda da interface web.

1 comentários:

  1. Gostaria de saber se com o CUPS posso configurar para ele solicitar uma autorização para uma maquina da rede poder imprimir.
    pois tenho varias maquinas na empresa e só pode imprimir com autorização, e tenho uma improssora q só pode ser visto por algumas maquinas. agradeceria se pode-se me ajudar.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita!